.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

A história da Bateria

 

A bateria foi uma descoberta importante. Permite que se utilizem os equipamentos mais variados sem ter a necessidade de estar ligado directamente a uma rede de electricidade.
Na verdade a descoberta de como utilizar a electricidade antecede a descoberta da bateria.
A electricidade foi um fenómeno sempre existente na natureza, no entanto falta-se descobrir como utilizá-la para fornecer energia. Apenas no século XVII se começou realmente a investigar a electricidade e as formas de utilizá-la.
Foi Alessandro Volta quem começou este estudo. Ele começou por estudar a electricidade e descobrir posteriormente que era possível obter electricidade a partir da reacção química entre dois elementos quando colocados num elemento líquido que promovesse esta reacção. Começou aqui a bateria. Começaram a ser estudados então quais seriam os metais mais apropriados para a produção de baterias. Para isto também contribuiu William Cruickshank que consegui produzir a primeira luz eléctrica. No entanto, todas as baterias feitas nesta altura eram baterias que não podiam ser recarregáveis, ou seja, uma vez terminada a reacção química, não era possível reverter a reacção de forma a produzir mais electrões.
Uma descoberta importante foi a descoberta do método de gerar electricidade através do magnetismo. Isto permitiu utilizar campos magnéticos para permitir um fluxo constante de electrões.
Uma das baterias mais utilizadas, níquel-cádmio, na verdade surge em 1899, inventada por Waldmar Jungner, mas apenas em 1947 é que se chegou ao processo de isolar completamente a célula. As baterias sofreram alguns desenvolvimentos, mas não deixaram de ser bastante semelhantes às baterias inicialmente desenvolvidas.
A bateria de lítio só surge nos anos 70. O problema com estas baterias, quanto a criar baterias recarregáveis, era o facto destas baterias serem instáveis. Este problema foi ultrapassado com a utilização de iões de lítio. Este tipo de baterias não tem tanta capacidade como as baterias de lítio, no entanto as baterias de lítio apresentam altos riscos em termos de segurança, não sendo por isso utilizadas.



Páginas relacionadas
 

bg
 





Loja das Baterias
Loja Online com venda de baterias, transformadores e carregadores para portáteis , pda, smartphones, telemóveis.
www.battery-live.com

Baterias
Conteúdos sobre BATERIA no Wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Bat



 
sombra
sombra sombra