.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

A melhor bateria para o seu telemóvel

 

A investigação em busca de baterias com cada vez capacidade continua. Inicialmente as baterias utilizadas nos telemóveis eram baterias de níquel. Tinham uma capacidade menor e têm efeito memória, e o desconhecimento dos cuidados a ter com este tipo de bateria limitavam a utilização das mesmas.
Actualmente a maior dos telemóveis encontra-se equipado com baterias de ião lítio, pelas vantagens apresentadas.
É uma bateria com grande capacidade de armazenamento de energia. Como não apresenta efeito memória, pode ser recarregada em qualquer momento. Na verdade não se deve deixar que esta bateria descarregue por completo. Também não existe o perigo de sobrecarga no caso de ser deixada no carregador.
Tem alguns aspectos negativos que é o facto de esta bateria envelhecer, quer seja utilizada ou não. Por isso não é aconselhável ter uma bateria para utilizar mais tarde, já que esta acabará por perder as suas capacidades de armazenamento. Também por este motivo se deve comprar baterias que tenham sido manufacturadas à pouco tempo. Uma bateria que já tenha, por exemplo, dois anos, terá um tempo de vida útil muito mais curto.
Um ponto muito importante é a utilização de baterias por fabricantes não autorizados. A utilização de uma bateria destas anula a garantia de um telemóvel. Por vezes estas baterias são procuradas devido ao seu baixo custo. As baterias de ião lítio têm ainda um custo elevado. No entanto, se bem que mais baratas, este tipo de baterias apresenta riscos de segurança.
É necessário que as baterias de ião lítio tenham integrado um sistema de protecção aprovado. Este tipo de sistema permite proteger a bateria em caso de sobrecarga do carregador, no caso de um funcionamento defeituoso deste. Também previne problemas devido a curto-circuitos. A não existência deste sistema faz com a bateria esteja em risco de explodir ou incendiar-se caso surjam uma destas situações.
Por isso é aconselhado que uma bateria seja substituída por outra de um fabricante aprovado. Apesar do custo ser mais elevado, os riscos de sofrer um acidente devido a uma bateria deficiente são muito reduzidos. Estes cuidados estendem-se aos próprios carregadores. É importante que possuam um mecanismo que detecte quando a bateria está completamente carregada e pare de fornecer energia neste momento. Isto irá fazer com que não haja uma sobrecarga da bateria e como tal irá evitar acidentes.



Páginas relacionadas
 

bg
 





Loja das Baterias
Loja Online com venda de baterias, transformadores e carregadores para portáteis , pda, smartphones, telemóveis.
www.battery-live.com

Baterias
Conteúdos sobre BATERIA no Wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Bat



 
sombra
sombra sombra