.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Alimentaçao Saudavel

 

Começamos este conteúdo sobre Alimentação Saudável referindo a importância de como a  Saúde é o nosso bem mais precioso. Portanto devemos dar especial atenção à ela.O organismo humano é constituído de Mente, Corpo, e Espírito, cada umas destas partes são importantes para o bem estar geral de uma pessoa, e para tanto devem ter suas necessidades atendidas. São seus hábitos de vida que determinarão se você terá um organismo sadio, forte e resistente; ou se através de seus maus hábitos de vida, você agride seu corpo enfraquecendo-o, e minando suas resistências. Para que se tenha uma saúde minimamente equilibrada é necessário observar pontos importantes, como a boa alimentação, o dormir 8 horas de sono diariamente, a higiene pessoal adequada, abolir de sua vida o tabaco e a bebida alcoólica, etc.
Relativo a alimentação, este é o ponto mais importante para se manter saudável e forte.
Pois através dos alimentos que você recebe todas as vitaminas e nutrientes necessários (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) para ter uma boa qualidade de vida e manter sua saúde em dia. A alimentação na criança é o ponto determinante para o bom crescimento, na formação dos ossos, na dentição permanente, etc.
A alimentação influencia no funcionamento dos sistemas nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na disposição física e sexual.
Relativo ao sistema de defesa do organismo a alimentação tem papel fundamental, sem uma boa alimentação o organismo sofre alterações em sua resistência, enfraquecendo e estando assim susceptível a todos os tipos de doenças.
Devemos observar também que não é a quantidade de alimentos que nos faz mais forte, e sim a qualidade e ingestão das refeições em horários regulares e com calorias balanceadas.

Para uma alimentação rica e natural, devemos observar três qualidades de alimentos, a vegetal, a natural e a integral.

- Alimentos Vegetais - São os alimentos mais importantes, são as verduras, os legumes e as frutas. Neles você encontrará  minerais, vitaminas, açucares, proteínas e gorduras, estas em baixa quantidade. São alimentos equilibrados, que devem de ser consumidos diariamente. Devendo estar presente em 2/3 de toda alimentação, ou seja no pequeno almoço,  no almoço e no jantar. Para além de saborosos eles contem substancias protectoras com acção anti inflamatória, anti reumática, etc. São também indicados para pessoas obesas que necessitam de dieta, por serem extremamente saudáveis. Devem ser consumidos preferivelmente crus e muito bem higienizados.

- Alimentos Naturais - São aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está apto  para digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Ao contrário, os produtos artificiais, industrializados são os alimentos que contém substâncias químicas acrescentadas, como conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, espessante. Estas substancias  são prejudiciais a saúde , capazes de provocar intoxicações, alergias, e muitos outros problemas, inclusive o câncer. Nesta categoria estão o açúcar refinado, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados em geral, produtos nada saudáveis, que devem ser  evitados.

- Alimentos Integrais - Este é um item a parte e que merece especial atenção, por isso logo abaixo você encontrará vários exemplos destes alimentos. Alimentos integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. São alimentos saudáveis que nos fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Devem ser consumidos com regularidade, evitando-se o consumo de açucares refinados, sal refinado, etc.

Exemplo de alguns Alimentos Integrais:

AÇÚCAR MASCAVO - É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom é rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.

AGAR-AGAR - É um pó branco extraído de algas, que quando colocado em água, a absorve tomando uma consistência gelatinosa, que além de ser um substituto para a gelatina comum no preparo de sobremesas, auxilia a reduzir a fome e a regularizar o intestino.

ALGAS MARINHAS - Ricas em sais minerais, ajudam a eliminar resíduos alimentares tóxicos (alimentos industrializados) do nosso corpo. Na alimentação, são utilizadas de várias maneiras: cozidas em sopas ou junto com algum cereal integral, fritas, como recheio de legumes e etc. Actuando no fortalecimento de todo o  organismo humano

ARARUTA - Araruta é uma raiz branca. O creme feito com araruta é recomendado para distúrbios intestinais ( diarréias) e problemas respiratórios (gripe, bronquite). Restaurador de forças. Utilizada para engrossar sopas, mingaus, pudins, geléias, cremes, molhos, etc.

ARROZ INTEGRAL - Como alimento principal, bem mastigado e ensalivado é um poderoso alimento-medicamento.
É um alimento praticamente completo, possuindo a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro, etc.
Actua  como auxiliar no tratamento de vários distúrbios como:
- falta de memória
- purificador do sangue
- benéfico para o aparelho digestivo
- rico em fibras auxilia o tratamento de prisão de ventre
O preparo deste arroz é basicamente como o arroz comum, diferenciado apenas no tempo de cozimento que em lume brando demora cerca de 30  a 50 minutos.

AVEIA (Farelo)- É a película do grão de aveia que por possuir uma rica quantidade de fibras hidrosolúveis, consegue eliminar o alto nível de colesterol no sangue, após oito semanas de uso constante. O cozimento da aveia é ótimo tônico fortificando convalescentes. Excelente nas enfermidades dos rins, pulmões, garganta, diabetes, reumatismo e enfraquecimento.

AVEIA (GRÃOS OU FLOCOS) - É reconhecidamente um cereal ENERGÉTICO.
- aumenta a resistência física
-  auxiliar no tratamento de anemia
- auxiliar na regularização da taxa glicêmica (açucar), sendo especialmente recomendada aos diabéticos
- estimula a tireóide aquecendo o corpo no inverno.Rica em vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês.

AVELÃ - Excelente tônico cerebral. O óleo é utilizado como tônico capilar de grande eficácia contra queda de cabelo.

BROTOS -  Brotos de feijão , lentilha, alfafa, trigo, arroz, já faz parte dos hábitos alimentares de quase todo o mundo. Excelentes fontes de vitaminas, e minerais.
- auxiliar no tratamento de esgotamento físico
- excelente  para convalescenças
- auxiliar na recuperação de infecções
- estimulam a lactação

CENTEIO (GRÃOS, FARINHA, FLOCOS) - Indicado para os casos de:
- hipertensão arterial, doenças cardíacas, e falta de memória
- rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo
- favorece a circulação

CEVADA (CAFÉ DE CEVADA) - Com os grãos torrados e moídos, prepara-se o "café de cevada" que acalma os nervos e é excelente fortificante para o cérebro.

CEVADA EM GRÃO - Cereal leve e refrescante, pode ser consumido em forma de pão, ou grãos cozidos (puros ou em sopas)
- auxilia o tratamento de inflamações
- evita desarranjos intestinais
- auxiliar na  boa calcificação nos ossos
- rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitamina B e caroteno.

ERVILHA e LENTILHA - Têm alto teor de carboidratos e fibras. Baixo teor de gordura. Boa fonte de vitamina B e sais minerais. Usadas em sopas, saladas e para acompanhar cereais, substituindo a carne.

FARELO DE TRIGO - Evita problemas no intestino como a diverticulite e a prisão de ventre. Baixo teor calórico. Consumir com frutas amassadas, leite, sopas, sucos, pães e bolos.

FARINHA DE TRIGO INTEGRAL - É o grão trigo moído sem que tenha passado pelo processo de refinamento. Utilizada no preparo de bolos e pães, em substituição à farinha branca comum. Possue  vitaminas A, B, Zinco, Magnésio, Cromo, etc.

FRUTA SECA - Preparadas por processos de desidratação cada vez mais modernos que minimizam perdas nutricionais, as frutas secas têm altas concentrações de minerais e frutose, o açúcar natural das frutas.
São ótimas substitutas de doces, pois são naturalmente saborosas e nutritivas.
São  ricas em potássio, ferro, magnésio, fibras e vitaminas em geral .

GELÉIA REAL - É um super alimento produzido pelas abelhas rainhas. Indicado para o rejuvenecimento da pele, auxiliar em convalescença, principalmente na tuberculose; alívio da asma; dores reumáticas; obtenção de sono tranquilo, etc

GERGELIM - Sementes pretas e brancas (ou amarelas). Contém lecitinas e fosfatos em abundância. Aumenta a actividade e o reflexo do cérebro. Ricas em Vitaminas A, cálcio, proteínas e calorias.

GERME DE TRIGO - Possue vitaminas  E, B, outros complexos B e proteínas. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios da menopausa. Diminui a tensão arterial e varizes. Pode ser usado no iogurte, coalhadas, sucos, etc.

GERSAL - O gersal é um condimento bastante comum na alimentação vegetariana e macrobiótica. É um produto obtido a partir de sementes de gergelim integral selecionadas e tostadas com o sal marinho. Ótima opção de acrescentar nutrientes a refeição. Contém: proteínas; vitamina E e do complexo B; fibras; minerais como: o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cromo, o cobre, óleo de ótima qualidade biológica e lecitina.

GIRASSOL - O consumo diário de sementes de girassol previne a aparecimento de cãimbras. O chá da semente é eficiente contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. É rico em proteínas e complexo B.

GLÚTEN - O glúten é uma proteína do trigo que aparece em massas e farinhas. É ele que dá liga na massa e também ajuda o pão a crescer. Um pão rico em glúten tem muita proteína e, proporcionalmente, menos carboidratos, que são compostos altamente calóricos.É um alimento nutritivo, rico em proteínas, fósforo, cálcio, ácido glutâmico (alimento de cérebro) e vitamina do complexo B.

GRANOLA - Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc. Altíssimo valor nutritivo. Utilizado puro, no leite, ou com frutas, etc.

IOGURTE NATURAL - Alimento rico em lactobacilos úteis, que vão auxiliar no correcto funcionamento intestinal, controlar os índices de ácido úrico, aumenta a resistência do corpo contra infecções, além de ter vitaminas A, B, C, D, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Ótimo se consumido com mel .

LETICINA DE SOJA - Suplemento dietético destinado a regimes . Indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e triglicerídios.

LEVEDO DE CERVEJA - Extraído da fermentação da cevada, malte, e outros cereais é o protector natural contra doses letais de radiação e poluição. Contem complexo B, indicado para pessoas que sofrem distúrbios nervosos ou fraqueza muscular. Adicionar ao leite, chás e sucos.

SEMENTE DE LINHAÇA - Alimento excelente para o funcionamento do trato gastrointestinal, possui actividade laxativa, auxiliando em disfunções digestivas e intestinais. Contém propriedades anti-inflamatórias.
Rica em ácidos graxos essenciais, principalmente Ômega 3 , contribui para a redução dos níveis nocivos de colesterol sanguíneo.
Geralmente utilizada como vitaminas " shakes naturais " ou Musli.

MAÇÃ DESIDRATADA - Em fatias eu na forma de chá, tem efeito calmante, digestivo, levemente diurética, tônico, estimulante das secreções digestivas, auxiliar no tratamento da gastrite, nervosismo e azia.

MACARRÃO DE TRIGO INTEGRAL - Não contém ovos ou qualquer aditivo químico, evitando-se assim o problema do colesterol. Preparado como qualquer outro tipo de macarrão.

CARNE DE SOJA- Soja pré-cozida, substituto da carne animal, com as vantagens de não conter hormônios e de obter mais vitaminas e proteínas.

SAL MARINHO - É o sal natural que não passa pelo processo de industrialização. Composto naturalmente de cerca de 83 elementos como bromo, magnésio, cálcio, iodo natural e orgânico, etc. Usado em quantidades normais e em substituição ao sal comum contribui para a reposição mineral da glândula tireóide.

SEMENTE DE ABÓBORA - Excelente vermífugo (inclusive contra solitárias), útil também como auxiliar no tratamento de prostatite.

SEMOLINA - Obtida da semente do trigo e muito usada na fabricação com farinha na confecção de pães, bolos, tortas, etc, bem como em sopas e cremes.

SHOYU - Molho feito à base de feijão de soja, salgado e fermentado, é usado para temperar sopas, legumes, verduras, etc. Tônico precioso, fortificante e rejuvenecedor do sangue. Excelente em casos de fadiga..

SOJA EM GRÃO - Importante fonte de proteínas, os grãos podem ser consumidos cozidos como feijão após a retirada da película externa (deixando os grãos de molho em água por doze horas e retirando-a manualmente).

TOFU - (queijo de soja) este queijo é de fácil digestão suprindo o organismo com as proteínas necessárias. Totalmente  livre de colesterol, tem baixa taxa de óleos saturados e poucas calorias. Ótima fonte de cálcio, vitaminas E, ferro, potássio, fósforo e sódio. indicado para pessoas com problemas digestivos.

TRIGO EM GRÃO - É conhecido como o alimento que acentua a inteligência, criatividade e raciocínio. Possue  vitaminas A, B, C, E, PP, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, etc..

Ler também: Alimentação na Wikipédia e Alimentação no Portal da Saúde.



Páginas relacionadas
 

bg
 





Femininous - Mulher no Feminino
Blogue em Português com conteúdos do universo feminino, direcionado aos Países de língua Portuguesa, em especial ao Brasil e Portugal, temas dedicados à Mulher no Feminino.
femininous.com

Guia de Empresas Portuguesas
Adicione já a sua empresa Gratuitamente no Keyword.pt
www.keyword.pt

Wikipédia
Site da Wikipédia na versão em Português, uma enciclopédia online livre.
pt.wikipedia.org/wiki



 
sombra
sombra sombra