.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Carregamento de baterias - vários tipos de bateria

 

Para carregar a sua bateria há algumas precauções que teve ter para aumentar o tempo em que poderá utilizá-la. As baterias são diferentes, de acordo com os elementos químicos que as constituem e por isso são necessários diferentes cuidados com cada uma delas

Carregamento de baterias de ião lítio
Este tipo de baterias apresenta várias vantagens em relação a outro tipo de baterias já que não possui efeito memória e tem uma maior capacidade de armazenamento de energia.
Neste tipo de baterias não é necessário fazer um primeiro carregamento prolongado como acontece com as baterias de níquel-cádmio. Qualquer informação nesse sentido não corresponde à realidade. Apenas as baterias de níquel-cádmio necessitam deste procedimento.
Um aspecto que é importante salientar é que não existem carregadores rápidos para este tipo de baterias, ou carregadores que prolonguem a vida destas baterias. Esta bateria tem a desvantagem de perder a sua capacidade de armazenamento ao fim de algum tempo, quer seja utilizada ou não. Existem factores que irão prevenir um envelhecimento mais rápido, como o armazenamento a baixas temperaturas e serem armazenadas com cerca de metade da sua capacidade, mas isto são cuidados que é necessário ter com qualquer bateria e não revertem o envelhecimento que já ocorreu dentro da bateria.
Carregar esta bateria com voltagens elevadas pode fazer que a bateria sobreaqueça e com que incendeie ou expluda. Para evitar este tipo de acidentes as baterias são fabricadas com um circuito de segurança. Este circuito interrompe a corrente caso os valores considerados seguros para a bateria sejam excedidos.
Por este motivo, no caso de necessitar de uma bateria de ião lítio, deve sempre optar por fabricantes autorizados. Baterias compradas a baixo preço poderão ser convidativas mas são um risco para a segurança, já que não incluem este circuito que evita o sobreaquecimento da bateria no momento do carregamento. Ao não optar por uma bateria de um fabricante autorizado poderão ocorrer acidentes graves com o seu equipamento. Também o carregador deve ser um carregador apropriado para a bateria, já que é necessário que a bateria seja carregada a uma voltagem correcta para aumentar o tempo de vida da mesma e evitar qualquer acidente devido a sobreaquecimento.
Uma coisa que deve fazer para prolongar a vida da sua bateria é não deixá-la carregar por completo. Ela irá durar mais se fizer pequenos carregamentos do que se permitir que se descarregue por completo. No entanto uma carga e descargas completas poderá ser necessário para calibrar a bateria. Acção esta que deve ser levada a cabo quando necessário e não como uma acção rotineira.

Carregar uma bateria de níquel-cádmio
As baterias de níquel-cádmio apesar de não serem tão utilizadas actualmente como as baterias de ião-lítio ainda são utilizadas em determinados equipamentos.
Em termos de carregamento deve assegurar-se que utiliza um carregador adequado já que o carregador para outro tipo de bateria não será adequado para a bateria de níquel-cádmio. Na verdade o tempo de vida destas baterias depende em grande medida do carregador, devendo por isso optar por um carregador manufacturado por fabricantes autorizados.
Uma das desvantagens deste tipo de bateria é o efeito memória. Para evitar este tipo de problema, há algumas coisas com as quais deve ter atenção quando faz o carregamento desta bateria.
Um deles é não deixar a bateria ligada ao carregador mais tempo do que é necessário. Por outro lado deve frequentemente carregar a bateria por completo e descarregá-la por completo.
Quando adquire uma bateria deste tipo, antes de começar a utilizar o equipamento deve fazer um carregamento durante o período de 14 a 16 horas. 

Carregar uma bateria

É necessário ter cuidados diferentes dependendo do tipo de bateria que se utiliza. Actualmente as mais procuradas são as baterias de ião lítio devido às suas vantagens, mas é importante também saber que cuidados ter com os outros tipos de baterias.
Uma bateria de ião lítio, pode ser carregada sem qualquer problema relativo ao efeito memória. Na verdade, para aumentar o tempo de vida destas baterias deve fazer carregamentos frequentes e não permitir que a bateria descarregue por completo. Mas deve ter em atenção se há um aquecimento da bateria. Neste caso não a utilize e verifique o carregador. Não existe uma forma de carregar rapidamente este tipo de baterias como existe para as baterias de níquel-cádmio. Este tipo de bateria não precisa de ser carregada por um longo período de tempo antes de ser utilizada pela primeira vez.
As baterias de níquel-cádmio ainda são bastante utilizadas. Como foi mencionado é possível carregar estas baterias de uma forma rápida com um carregador adequado. Na verdade o carregamento rápido destas baterias é mais aconselhável do que o carregamento lento. Se possível deixar esta bateria ir até valores mínimos antes de ser carregada. Não deve ser deixada no carregador por muito mais tempo do que é necessário para o carregamento da mesma. Tem a vantagem de ter um tempo de vida útil mais elevado que as baterias de ião lítio, podendo por isso ser armazenadas. Quando estas baterias são usadas pela primeira vez, devem ser carregadas por um período de 14 a 16 horas antes de serem utilizadas.



Páginas relacionadas
 

bg
 





Loja das Baterias
Loja Online com venda de baterias, transformadores e carregadores para portáteis , pda, smartphones, telemóveis.
www.battery-live.com

Baterias
Conteúdos sobre BATERIA no Wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Bat



 
sombra
sombra sombra