.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Como fazer Pintura em Tecido

 

Pintura em Tecido

Material a ser utilizado:

Tintas para Tecido
Papel Químico Preto
Pincéis de tamanho médio, pequeno e liner
Desenho que usará para pintar
Tecido de Linho ou Algodão
Uma Base de Madeira retangular  50 cm x 60 cm para apoio do tecido.

Execução do Trabalho:

1. Aconselho que você compre para iniciar, tecidos não muito grande, um que eu acho bom  para iniciar, são os panos de prato branco, feitos de ‘sacaria'. Se não houver esse tipo de tecido onde você mora, utilize algum de puro algodão ou linho.

2. A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência  a figuras básicas, como um ursinho, ou frutas; mas que não tenham detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Tem de ser riscos que não tenham de ser muito trabalhado. Há muitas opções, você pode pintar corações, objetos de cozinha, etc.

3.Utilize tintas de boa qualidade.

4.Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar.

5.Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel quimico preto. Caso você não encontre esse papel quimico especifico para tecido onde você mora, use aquele carbono que é utilizado nas impressoras que tem formulários contínuos.

6.Selecione as cores que irá utilizar. Vc deverá ter uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar.

7.Tenha no mínimo este material, no futuro adquira alguns tons de tinta  diferentes. Se você quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, você  correrá o risco de não ter um resultado final como você  esperava. Normalmente em revistas especializadas em pintura em tecido, há um guia das cores a ser utilizadas no trabalho.

8.Fixe o tecido na placa de madeira de 50 cm x 60 cm com tachinhas. Algumas pessoas usam a cola de contacto para fixar o tecido na madeira, eu pessoalmente não gosto, portanto eu uso uma base de madeira revestida com cortiça ( tipo aqueles murais de recadinhos) e fixo o tecido com aquelas tachinhas apropriadas para colar os papeis de recado.

9.Coloque as cores em pequenas quantidades, numa paleta ou até mesmo em um prato de louça branco. Deixe ao seu lado dois copos pequenos com agua limpa, para lavar os pincéis, na primeira agua você  tira o excesso de tinta e na segunda agua você  enxagua. Não esqueça de ter também pedaços pequenos de pano de limpeza, para limpar qualquer tinta que você  deixe cair no chão, ou para enxugar os pincéis.

10.Comece sempre a pintar os objectos que estão em plano de fundo do desenho, se for frutas sobrepostas, ou flores, comece sempre pelo que esta ‘por baixo'(no fundo) do desenho.

11.Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, pq ao passar sobre o tecido, vc poderá ‘encharca-lo', deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também..

12. Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você  utilizou para pintar o centro da figura, ou seja o desenho. Há algumas pessoas que utilizam a caneta par contorno da Acrilex, a Acrilpen que há em varias cores. Com o tempo você  vai se aperceber de como é que seu trabalho sai melhor, porque isso varia de pessoas para pessoa.

13.Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, limpe-os , não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente.

14.Nas bancas de revistas você  encontra muita revista destinada ao tema pintura em tecido, nelas você também  encontrará boas dicas.

15. Com o tempo você poderá começar a pintar outros tipos de tecido, como seda por exemplo, e ir utilizando varias técnicas e outros tipos de tinta apropriada ao tecido que será usado no novo trabalho.

Bom trabalho!

 




bg
 





Femininous - Mulher no Feminino
Blogue em Português com conteúdos do universo feminino, direcionado aos Países de língua Portuguesa, em especial ao Brasil e Portugal, temas dedicados à Mulher no Feminino.
femininous.com

Guia de Empresas Portuguesas
Adicione já a sua empresa Gratuitamente no Keyword.pt
www.keyword.pt

Wikipédia
Site da Wikipédia na versão em Português, uma enciclopédia online livre.
pt.wikipedia.org/wiki



 
sombra
sombra sombra