.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Decoupage em Pratos de Vidro - Técnica do Craquelê

 

DECOUPAGE  EM PRATOS DE VIDRO -  TÉCNICA DO CRAQUELÊ

Material  a ser utilizado:

1. Prato de Vidro

2. Guardanapo

3. Cola para Decoupage em Vidro

4. Pinceis de Cerdas Macias

5. Tinta Acrílica Marfim e Dourada

6. Produto para Craquelê de 1 passo

7. Tesoura pequena de ponta fininha

 

1 - Escolha do prato

Em lojas especializadas de artesanato você encontrará as mais diversas medidas e formas de pratos transparentes para realizar esta técnica, entretanto você poderá também utilizar pratos de vidro transparentes comprados em super mercados, caso queira fazer um aparelho de jantar.

2 - Escolha do guardanapo

Atenção na escolha do motivo do guardanapo para este trabalho, observe que deverá ser um guardanapo onde terá figuras de tamanho médio, e fáceis de cortar, ou seja sem muitos detalhes miudinhos, para que não dificulte seu trabalho na hora de cortar e para que também você não perca muito tempo nesta etapa.

3 - Recortando os guardanapos

Recorte as imagens escolhidas, e so depois então retire a película de trás do guardanapo, pois se você retirar antes e recortar depois, ele ficará muito fino e com facilidade irá se rasgar.

4-Colagem do guardanapo no prato.

Lembrando sempre de retirar a película que há atras do guardanapo para iniciar então o processo de colagem. Caso você opte por fazer um aparelho de jantar lembra-se de alem de comprar os guardanapos que irá utilizar para o trabalho, compre também guardanapos a mais no caso de que você venha a quebrar alguma peça, tendo os guardanapos a mais, você poderá repor a peça, ou ate mesmo se quiser fazer novos trabalhos.

Lave bem o prato com água e sabão, seque-o com um pano limpo e macio. Limpe posteriormente o prato com álcool para retirar qualquer vestígio de digitais, ou impurezas que possam estar impregnadas no mesmo, para que não venham prejudicar o resultado final do seu trabalho.

Coloque o prato virados com o fundo voltado para cima, por baixo do prato ponha toalhas de papel absorvente de cozinha, para proteger.

Passe a cola para decoupage em vidro na parte de baixo do prato ( do lado de fora), vá colocando a figura recortada gradativamente no prato, caso vá aparecendo ruguinhas você pressiona delicadamente o guardanapo, que a ruguinha sai.

Após esta etapa, espere secar e passe uma camada de cola atras de todo o guardanapo.

Obs: Lembre-se que nenhuma decoupage fica totalmente  sem ruga, algumas ruguinhas, não prejudicam o resultado final. Alias esta é uma característica da decoupage, nem sempre o guardanapo fica totalmente liso. Nao se preocupe com isso, pois com o tempo e a prática você fará melhor.

5 - Utilização das Tintas

Após verificar que a cola já está seca, passe então uma demão de tinta acrílica marfim, por trás de todo o prato, ou seja atras onde o guardanapo que foi colado. Deixe secar.Lembre-se a tinta acrílica dourada será para a finalização do trabalho, agora você passará para o seguinte passo que é a aplicação do craquelê.

Observação importante, sempre a tinta em prato ou vidro que dará base ao guardanapo deverá ser clara, e a tinta a produzir o efeito do craquelê escura, dourada, prata, marron, etc.

6 - Aplicação do Craquelê

Você deverá utilizar o Craquelê de 1 passo, em lojas de artesanato, existe o de 2 passos, eu pessoalmente não gosto, por isso recomento o de um passo somente.

Com um pincel de cerdas macias, você deverá iniciar a aplicação do craquelê,  da seguinte forma: Aplique com uma camada razoável de produto, e observe que o pincel so deverá ser passado em uma direção, ou seja, se você  começar da esquerda para direita , todo o prato deverá ter o produto aplicado no mesmo sentido, e não deverá repassar o pincel em cima novamente. Explicando melhor, não podemos fazer como a tinta que pintamos, e por vezes repassamos o pincel em cima. Aplique somente uma camada do craquelê.

Após o termino da aplicação do craquelê utilize um secador de cabelos para agilizar a abertura dos ‘rachadinhos' ( do efeito do craquelê).  Você observará que ele irá gradativamente abrindo os veios onde depois estará o efeito do craquelê.

7 - Parte final

Apos, o tempo de secagem, eu costumo esperar 24 horas para que o produto seque bem e produza o efeito esperado, apos este tempo e verificando se a peça já está bem sequinha, passo então uma camada de tinta acrílica dourada por cima. É esta tinta dourada que dará o efeito craquelê visível , ou seja evidenciará os ‘rachadinhos'.

Deixe secar por pelo menos 24 horas, para higienizar o seu prato antes de  utiliza-lo.

8 - Observações Importantes

- Não leve o prato ao microondas

- Não lave em lava louça

- Não lave em água quente

- Não utilize a esponja verde onde foi feita a decoupage.



Páginas relacionadas
 

bg
 





Femininous - Mulher no Feminino
Blogue em Português com conteúdos do universo feminino, direcionado aos Países de língua Portuguesa, em especial ao Brasil e Portugal, temas dedicados à Mulher no Feminino.
femininous.com

Guia de Empresas Portuguesas
Adicione já a sua empresa Gratuitamente no Keyword.pt
www.keyword.pt

Wikipédia
Site da Wikipédia na versão em Português, uma enciclopédia online livre.
pt.wikipedia.org/wiki



 
sombra
sombra sombra