.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Dia Mundial da Criança - 1º de Junho

 
O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa e Oriente , entraram em crise. As populações destes países viviam muito mal, em especial as crianças. Os adultos estavam preocupados em retornar a sua vida cotidiana normal, relegando a educação a último plano. Muitos ficaram órfãos, havia muita fome, e condições desumanas de sobrevivencia, e muitos que tinham ainda seus pais vivos tiveram de ir trabalhar pesado para contribuir para o sustento da família.

Foi quando em 1946, a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar  mudar esta situação, deu-se então o surgimento da UNICEF que é conhecida mundialmente  pelo que faz pelas crianças em todo o mundo! Apesar de todos os esforços na altura, ainda era difícil fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças, então em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propos a ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950.A ONU  reconheceu desde então que qualquer criança, independentemente da raça, cor, sexo, o direito a:

-  amor e compreensão;

- alimentação;

- cuidados médicos;

- educação ;

- protecção contra todas as formas de exploração;

- crescer num clima de Paz .

Em 20 de Novembro de 1959, foi passado estes direitos para o papel e então foi legalmente aprovado a "Declaração dos Direitos das Crianças", foi um reconhecimento muito importante; embora nem sempre sejam cumpridos. Esta Declaração trata-se de uma lista de 10 principios. Em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento com um conjunto de leis para protecção dos mais; e em 1990 tornou-se lei internacional.

Site da ONU



Páginas relacionadas
 

bg
 





Femininous - Mulher no Feminino
Blogue em Português com conteúdos do universo feminino, direcionado aos Países de língua Portuguesa, em especial ao Brasil e Portugal, temas dedicados à Mulher no Feminino.
femininous.com

Guia de Empresas Portuguesas
Adicione já a sua empresa Gratuitamente no Keyword.pt
www.keyword.pt

Wikipédia
Site da Wikipédia na versão em Português, uma enciclopédia online livre.
pt.wikipedia.org/wiki



 
sombra
sombra sombra