.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Dicionários Portugueses | Sobre.com.pt

 

 Guia de Dicionários em Lingua Portuguesa, alguns dos mais importante e mais significativos. Um guia para quem procura um bom Dicionário Português.
Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea
Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea
 
Uma obra de eleição, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, foi desde a fundação da Academia das Ciências, em 1779, um sonho e uma frustação. Depois de inúmeras tentativas goradas ao londo de dezenas ou centenas de anos, e como resultado de 12 anos de intensa investigação, a Academia das Ciências de Lisboa, com o apoio da Fundação Gulbenkian e do Ministério da Educação, realizou o seu sonho e materializou-o com a publicação deste Dicionário que aqui apresentamos.

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea assume-se inequivocamente como o “dicionário padrão” da língua portuguesa. É constituido pelas palavras que todos procuram!

Facilmente o utilizador pode encontrar a definição e a explicação das palavras, enriquecidas com a apresentação de exemplos da palavra e, várias contextos, que espelham as suas múltiplas utilizações (textos literários, científicos,...), para além da apresentação de sinónimos puros ou aproximados. As entradas seleccionadas correspondem aos vocábulos activod na língua portuguesa e reflectem a sua utilização no quotidiano.

É uma obra que extravasa as fronteiras portuguesas para atingir os 200 milhões de pessoas que, no mundo inteiro, utilizam o português como primeira língua.

 

Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico
Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009

O Dicionário Editora da Língua Portuguesa 2009 - Acordo Ortográfico é o único dicionário no mercado a registar simultaneamente as duas grafias - antes e depois do novo Acordo Ortográfico -, o que o torna numa obra única no panorama editorial português.
Nas entradas afetadas pelo Acordo Ortográfico, as grafias anteriores são conservadas e remetem para as novas grafias:
acção > ação
Acompanhando os avanços tecnológicos mais recentes, o Dicionário regista os termos das novas tecnologias de informação e de áreas científicas em desenvolvimento crescente, tendo sido enriquecido com vocábulos novos de uso corrente: audiolivro, biocombustível, bullying, carjacking, fotoepilação, pilates, shiatsu, vinoterapia.
Com cerca de 265 000 definições, expressões fixas, idiomatismos e provérbios, esta obra é uma ferramenta de trabalho e um auxiliar de estudo imprescindível para qualquer utilizador. Contém informação detalhada sobre a origem de mais de 87 500 palavras e dois anexos: um de abreviaturas, siglas, símbolos e outro de expressões estrangeiras com as respetivas definições. Toda a informação está organizada de forma clara e funcional, tornando a sua utilização prática e acessível.
O Dicionário Editora da Língua Portuguesa, agora atualizado segundo as regras do novo Acordo Ortográfico, é uma obra com uma longa tradição no mercado português, concebida e editada pela Porto Editora, especialista em Dicionários.

 

 
Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico
Novo Dicionário da Língua Portuguesa

Este Dicionário constitui uma obra pioneira e indispensável num tempo de mudança e unidade da língua portuguesa, determinado pela entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

* Mais de 85 000 entradas;
* Mais de 210 000 definições;
* Mais de 70 000 registos de etimologia;
* Mais de 4000 locuções, idiotismos e vozes da fraseologia corrente;
* Numerosos estrangeirismos e neologismos.

 

 
Wikcionário - dicionário livre em português
Wikcionário - dicionário livre em português

O Wikcionário é um proje(c)to colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Wikcionário é um complemento léxico para todo o conteúdo aberto da enciclopédia Wikipédia. Proje(c)to iniciado em 3 de Maio de 2004 e temos 53 063 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Mais informações sobre o proje(c)to estão disponíveis no Portal comunitário.

 

 
Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

A combinação de rigor e qualidade concretizados pelo maior filólogo do século XX. Uma década de intensa e cuidada pesquisa a reunir especialistas de diferentes nacionalidades a concretizarem 228 500 entradas. A origem, o significado, os regionalismos, asiaticismos, africanismos, brasileirismos e as mais recentes classificações das ciências modernas e das novas tecnologias. O português no mundo, a seiva da lusofonia, a poética de sentidos em 18 volumes de ímpar riqueza.

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa toma o nome do seu autor afirmando-se como o novo dicionário de referência. Iniciado em finais dos anos 80, Houaiss viu-se forçado a interromper o seu trabalho por razões financeiras. A continuidade do projecto foi garantida pela criação, em 1997, do Instituto Antônio Houaiss que concluiu, em dez anos de pesquisa, o maior dicionário do mundo lusófono. Eliminando apenas a palavra “impossível” deste monumental projecto, Houaiss rodeou-se dos melhores especialistas da nossa língua. Professor, tradutor, enciclopedista, diplomata de carreira, ministro da cultura, reconhecido gastrónomo, presidente da Academia Brasileira de Letras, alia o rol de méritos e talentos à modéstia definindo-se como um mero “estudiosozinho da língua portuguesa”. De ascendência árabe, filho de pais libaneses imigrados no Brasil, nasce no Rio de Janeiro no ano de 1915 deixando-se cativar pelo latim e pelos clássicos gregos. Com apenas 16 anos começa a dar aulas de português responsabilizando-se ao longo da sua carreira pela organização de duas enciclopédias e dois dicionários bilingues de inglês-português. Antônio Houaiss morreu em 1999 com 83 anos. Não tendo assistido ao culminar do seu sonho, legou-o aos leitores.

 

 
O FLiP 6 - Ferramentas para a Língua Portuguesa
FLiP 6 - Ferramentas para a Língua Portuguesa
O FLiP 6 - Ferramentas para a Língua Portuguesa - é a sexta versão do pacote de ferramentas linguísticas da Priberam, compatível com as aplicações da Microsoft para Windows. O FLiP 6 é um auxiliar de escrita que:

* Permite a correcção ortográfica, apresentando sugestões adequadas;
* Contém oito dicionários temáticos para melhor correcção de textos de áreas técnicas;
* Permite a correcção sintáctica e estilística, podendo o utilizador seleccionar ou personalizar o estilo de escrita pretendido;
* Possui um dicionário de sinónimos (e um dicionário de antónimos para o português do Brasil);
* Permite a hifenização/translineação de palavras, o que possibilita melhorar a paginação;
* Possui um conjugador de verbos;
* Possui um editor de texto robusto, para quem não usa o Microsoft Word.

 

 
Infopédia
dicionario online
Da responsabilidade e propriedade do Grupo Porto Editora, a Infopedia.pt é um site de recursos educacionais e de referência, constituindo a maior ENCICLOPÉDIA multimédia online em língua portuguesa.

A Infopedia.pt disponibiliza, um vasto conjunto de matérias de cariz enciclopédico, linguístico e gráfico, permitindo a pesquisa e a utilização dos seus conteúdos quer em contexto escolar e profissional, quer em contexto familiar. A informação aqui encontrada reveste-se do rigor e da actualidade necessários para, por exemplo, a elaboração de um trabalho de casa ou o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa.

Abrangendo todas as áreas do conhecimento, os conteúdos da Infopedia.pt encontram-se distribuídos por dois grandes módulos: Enciclopédia, que inclui um Banco de Recursos e um Atlas, e Dicionários.

A pesquisar em: Língua Portuguesa (Gratuito)

 

 
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa
O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – 3ª Edição Revista e Atualizada, popularmente chamado de “Aurelião”, é um dos destaques do portfólio de obras de referência.

Um dos principais diferenciais do produto é a inclusão de dedeiras e a identificação de três letras para auxiliar na pesquisa das palavras, os mesmos recursos utilizados pela Bíblia. O projeto gráfico também é uma marca da nova fase do Aurélio. No total, são 435 mil verbetes, definições e acepções que acompanham o desenvolvimento da língua.

 

 
Dicionário Escolar da Língua Portuguesa
Dicionário Escolar da Língua Portuguesa

 

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lança em 2008 o seu Dicionário Escolar da Língua Portuguesa já adaptado à nova ortografia que entra em vigor no dia 1.º de Janeiro. A obra contém 33 mil verbetes, numerosas subentradas e estudos de locuções e de frases. Grande parte das acepções vem ilustrada com exemplos.

Com 33 mil verbetes, textos sobre a história da ABL, um histórico da língua portuguesa e da formação do léxico português, além das orientações quanto à nova ortografia, o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras foi realizado em parceria com a Companhia Editora Nacional.

Resultado de três anos de trabalho das equipas técnicas do Setor de Lexicologia e Lexicografia da ABL, a obra incorpora ainda um estudo sobre o verbo em português (paradigmas verbais e quadros da conjugação desses paradigmas), bem como um suplemento sobre o Acordo Ortográfico.

 

 
Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa
Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa
O Projeto Caldas Aulete desenvolvido pela Lexikon traz duas grandes inovações: a recriação de um dos mais tradicionais e respeitados registros da língua portuguesa e a reinvenção do próprio conceito de dicionário.

Originalmente editado no fim do século XIX, o Caldas Aulete é até hoje um dos mais preciosos bancos de dados da língua portuguesa. A Lexikon Editora Digital está trabalhando para atualizar o conteúdo da obra, que teve sua última edição no Brasil na década de 80.

Atualizar o Caldas Aulete significa dar vida nova a uma obra reconhecida por especialistas como um dicionário fundamental, incorporando as mais recentes acepções e os mais modernos conceitos de funcionalidade e praticidade que uma obra de consulta deve ter. É, enfim, reinventar o dicionário.

 

 


Páginas relacionadas
 

bg
 





Femininous - Mulher no Feminino
Blogue em Português com conteúdos do universo feminino, direcionado aos Países de língua Portuguesa, em especial ao Brasil e Portugal, temas dedicados à Mulher no Feminino.
femininous.com

Guia de Empresas Portuguesas
Adicione já a sua empresa Gratuitamente no Keyword.pt
www.keyword.pt

Wikipédia
Site da Wikipédia na versão em Português, uma enciclopédia online livre.
pt.wikipedia.org/wiki



 
sombra
sombra sombra