.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Efeito memória em baterias

 

Efeito Memória - Muitas vezes acontece que ao fim de algum tempo as baterias não carregam por completo e que o tempo que podem ser utilizadas diminui em grande medida. É muitas vezes conhecida como bateria viciada. Não acontece em todo o tipo de baterias, mas é comum nas baterias níquel-cádmio.
Isto acontece porque ao serem usadas este tipo de bateria perdem a capacidade de armazenamento de energia. Processa-se da seguinte forma. Uma bateria é descarregada até 20 por cento de armazenamento de energia. Passa então a ser registado como necessário carregar os restantes 80 por cento. Em ocasiões posteriores, serão carregados estes 80 por cento, mesmo que a bateria esteja completamente descarregada. O continuar deste ciclo faz com que eventualmente a bateria perca a capacidade de armazenagem de energia.
Por este motivo é importante que este tipo de baterias seja descarregado por completo antes de ser carregado novamente.
Este é um dos motivos pelos quais as baterias de ião lítio são cada vez mais utilizadas, pois estas não possuem efeito memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
Na verdade o maior problema com as baterias de níquel-cádmio é a formação de cristais na bateria. O cádmio presente na bateria tem a forma de pequenos cristais aplicados de forma a cobrir o máximo de superfície. Ao dar-se o efeito memória, estes cristais aumentam de tamanho e não permitem o contacto do material activo com o electrólito.
Esta formação de cristais será mais acentuada se a bateria for carregada sem ter sido descarregada por completo ou se for deixada a carregar durante muito mais tempo do que é necessário para ficar com a carga completa. Por isso um cuidado a ter para evitar que isto aconteça com a sua bateria é carregá-la durante o período de tempo necessário para que a bateria fique completamente carregada e também deixar que a bateria descarregue por completo antes de a pôr a carregar. O facto de necessitar de se assegurar que vai ter bateria e carregar quando a capacidade ainda está a meio, desde que ocasionalmente, não fará estragos na sua bateria, mas fazer disto um procedimento habitual acabará por fazer com que a bateria fique "viciada" e que apenas a possa utilizar por um período de tempo muito curto.



Páginas relacionadas
 

bg
 





Loja das Baterias
Loja Online com venda de baterias, transformadores e carregadores para portáteis , pda, smartphones, telemóveis.
www.battery-live.com

Baterias
Conteúdos sobre BATERIA no Wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Bat



 
sombra
sombra sombra