Metais preciosos

No Image

Formas como a prata pode ser utilizada

A prata é um metal muito conhecido pela sua utilização na joalharia, mas a sua utilização não se limita a isto. Sendo um bom condutor da electricidade, a prata é utilizada na electrónica e electricidade. O seu uso no fabrico de condutores eléctricos está limitado devido ao custo. Também é utilizada na fotografia. Curiosamente também é utilizada na medicina por ter um efeito anti-séptico. Existem várias teorias, mas ainda não se chegou a um consenso quanto à razão da prata não permitir o desenvolvimento de um grande número de microrganismos. O facto de possuir estas características também valorizou a prata como metal para ser utilizado na joalharia e na fabricação de utensílios de mesa como talheres, pratos e peças para servir a comida como por exemplo as terrinas e taças.
Tendo características anti-sépticas, a prata também é utilizada na elaboração de tecidos que são utilizados posteriormente na confecção de peças de vestuário.
Existem duas formas de inserir a prata no vestuário. Juntando às fibras iões de prata ou colocando realmente a prata nas fibras a serem tecidas. Ao evitar a proliferação de microrganismo, não só previne infecções como evita os odores provocados por estes microrganismos. Uma das grandes vantagens da prata é que, ao contrário de outras substâncias, os microrganismos raramente criam resistências a este elemento químico, podendo assim continuar a ser utilizada, mesmo em condições climatéricas favoráveis ao seu crescimento, como por exemplo em climas muito húmidos.
A prata também pode ser utilizada como corante alimentar, mas apenas para colorir externamente alimentos. Em determinados países este corante está proibido, como na Austrália.
A prata também é utilizada para soldar objectos, contactos eléctricos e ainda em baterias. Como é possível verificar este é um metal muito versátil e de uso abrangente na nossa sociedade.

Ler mais