.



logo
O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
header

   
sombra
 

Massagens Terapêuticas | Conteúdo SOBRE.COM.PT

 

Do In

Do-in é uma técnica de origem japonesa que consiste numa série de técnicas que, tendo por base os meridianos do corpo, promove o tratamento das doenças através da massagem feita com os dedos em pontos determinados. Tem como referência os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.

O Do-in serve-se dos pontos tradicionais utilizados na acupuntura como referência para tratar o fluxo energético do organismo, recuperando o fluxo da energia onde esta esteja sofrendo bloqueios ou tenha se desequilibrado.
É uma espécie de tratamento de primeiro-socorro para certos males, pois que o próprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:
Sedação - pressão contínua;
Estimulação - pressão alternada.
Em linhas gerais, o Do-in é uma massagem que pode ser feita pela própria pessoa como terapêutica emergencial para males que vão desde dores agudas (garganta, sinusite, cabeça, etc.) a pequenos males como dor-de-barriga, enjôos ou prisão de ventre.

Anma    

Anma significa apertar (An) e esfregar (Ma). É uma das mais antigas formas de massagem do mundo. A terapia do ANMA é baseada nos princípios da medicina oriental, utilizando técnicas especiais (pressão, massagem, e alongamento) para estimular pontos chaves, promovendo uma natural cura do corpo. Quando estes pontos são estimulados, aliviam a tensão muscular fato que facilita a circulação do sangue e da energia (chi). 

Benefícios:
Diminuição da tensão e do estresse.
Relaxamento.
Normalização das funções corpóreas.
Rejuvenescimento.


Ayurvédica    

Esta técnica faz parte de um sistema milenar indiano chamado Medicina Ayurvédica. Esse sistema concebe o ser humano em sua totalidade, e o estado de saúde como um estado de harmonia interna e externa.

A massagem ayurvédica é importante em todo processo de cura, actuando não só no âmbito físico, mas também no emocional, psicológico e energético. Utiliza manobras por todo o corpo com o auxílio de óleo, realizando alongamentos similares aos exercícios de Yoga. O terapeuta pode usar tanto as mãos, como cotovelos, joelhos, punhos e pés.

Benefícios:
Activação da circulação sanguínea
Eliminação de toxinas e do estresse.
Relaxante, promove a estimulação do sistema imunológico.

Boreh 

O Boreh é uma técnica de origem balinesa de limpeza física e energética. É realizada através da esfoliação com gomage (creme específico que inclui em sua composição: sais, ervas, óleos essenciais, grãos, etc.). Ministrada com manobras específicas, a esfoliação é feita nos pés e na região das pernas. É um tratamento de pele exótico, que associa a massagem com a aromaterapia e fitoterapia.
Este ritual, uma tradição ancestral dos nativos de Bali, destinava-se a preparar as noivas para o casamento.


Benefícios:
Remove as células mortas e acelera o processo de regeneração celular.
Ativa a circulação sangüínea e linfática.
Promove a limpeza energética.
Alívio do cansaço.


Drenagem Linfática    

Esta massagem realizada com manipulação suave promove a drenagem dos vasos linfáticos.

Indicada: para pessoas que sofrem de retenção de líquido e inchaços. A longo prazo, utilizando cremes à base de cânfora pode atenuar a celulite.

Benefícios
Melhora o aspecto da pele com celulite.
Ajuda a eliminação do líquidos.


Hot Stones   

Esta técnica terapêutica se baseia na alternância térmica, ou seja, na aplicação alternada das temperaturas quente e fria, produzindo respostas, ora sedativas, ora energizantes, e beneficiando o organismo. O calor gerado pelas pedras quentes possibilita o aprofundamento dos sentidos e o relaxamento, enquanto que o contacto frio do creme ou das pedras resfriadas tem efeito energizante e estimulante.

Benefícios:
Estimula  as funções orgânicas.
Reduz o cansaço físico e recupera a energia.
Eficaz no combate ao stress, e das dores musculares.


Massagem Clássica    

A massagem clássica, desenvolvida no ocidente, promove o relaxamento das tensões musculares, atenuando dores localizadas. Pode ser feita com ou sem óleo.

Benefícios:
Relaxamento.
Alivio do Stress.
Renova as energias.

Massagem dos Chakras   

Em sânscrito, linguagem da Índia Antiga, Chakras quer dizer "rodas de fogo", ou sejam, pontos de vibrações energéticas. Em nosso corpo são 108 os pontos energéticos mais conhecidos.
Quando estes pontos estão equilibrados, trabalham perfeitamente, absorvendo ou distribuindo energia vital. Quando  estão desequilibrados ou em desarmonia, causam problemas, tanto físicos quanto emocionais. A energização dos chakras é um método de tratamento simples, e com benefícios surpreendentes. A massagem é feita nos pés, onde se localizam os pontos reflexos correspondentes a cada charkra, que, por sua vez, correspondem a uma glândula ou órgão do nosso corpo.

Benefícios:
Reequilíbrio das energias vitais.
Relaxamento.
Alivio de depressões e ansiedades.
Actua contra insónia.


Reflexologia Podal 

Esta técnica utiliza a pressão e massagem dos pés em pontos específicos que reflectem em todas as partes do corpo. Esta técnica, assim como todas as técnicas orientais, ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo e suas manobras têm por objectivo dissipar os bloqueios de energia no corpo.

Benefícios:
Estimula o sistema linfático e circulatório, promovendo a liberação de toxinas.


Shiatsu 

O SHIATSU (shi = dedo - atsu = pressão) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A técnica consiste numa compressão de vários pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo) utilizando as pontas dos dedos ou as mãos. Os toques estimulam, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.

Benefícios:
Relaxamento da musculatura.
Alívio de dores localizadas.


Thai Massagem 

Originária dos tempos de Buda, a Thai-massagem floresceu na Tailândia há cerca de 2500 anos. Foi fortemente influenciada tanto pela medicina Ayurvédica indiana quanto pela medicina chinesa. O trabalho da Thai Massagem combina a estimulação do prana, o alongamento dos músculos, a flexibilidade das articulações e o relaxamento

Benefícios:
Alívio das tensões.
Relaxamento.
Promove a circulação sanguínea .

As massagens não são indicadas em caso de:
Febre, doenças contagiosas, pós-operatórios, infecções de pele e câncer.

Observações importantes:

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento terapêutico de massagem, consulte o seu médico, para receber orientação adequada e saber se você não tem qualquer problema de saúde que o impeça de realiza-lo.

Procure locais especializados e com boas referências, para fazer o seu tratamento.
 



Páginas relacionadas
 

bg
 





Produtos cosméticos naturais
Loja online de produtos de aromaterapia e fitocosméticos 100% naturais.
www.almadaflor.pt

Massagem
Termo massagem na wikipédia
pt.wikipedia.org/wiki/Mas



 
sombra
sombra sombra